sexta-feira, 23 de novembro de 2007


Mundo Virtual.

Hoje, estou precisando falar sobre este tema.
A internete ganhou uma dimensão de uma monta que agora as autoridades estão preocupadas com as mazelas, benefícios, etc..
Vejam que as notícias chegam a cada dia até, através dos meios de comunicação, dando conta de crimes, seqüestros, ilusão amorosa, etc.
Por outro lado, existem sites de pesquisas interessantes, vídeos para todas as áreas e lazer, que fazem voce perder horas a fio em frente a uma tela fria, todavia, mas interativa do que a própria televisão aberta.
Então, não há o que se preocupar?
Certo?
Não, há sim, vejo com muita preocupação para nossas famílias esta liberdade excessiva, em vista de que não há um controle ainda eficaz para adentrar-se em site improdutivo, de relacionamento e afins que os nossos filhos transitam livremente.
Acrescento ainda, que o ser humano é carente de afeto e, por muitas das vezes, isso em relação a pessoas adultas, agarram-se numa mensagem ou até num simples olhar por um webcam, para apaixonar-se por uma pessoa que nem conhece e, deixa o ser humano que está ao seu lado, querendo sua atenção, mas a internete não deixa, já que ela emana um poder magnético de atração.
É, então, a preocupação seria você pode está me perguntando de jovens verem o que não podem e casais que se desfazem por culpa da internete?
Não, explico no primeiro, o controle pode ficar, pelo menos até que não se criam um mecanismo para que nossas crianças não tenham acesso a sites que não devem ver, a cargo dos pais.
No, segundo, vejo apenas como uma nova opção, a traição virtual, mais segura e, ao mesmo tempo a mais perigosa, sim, por que você deposita confiança numa pessoa que conhece na virtualidade e, seguramente deixa se levar e, apaixona-se e, logicamente que vai querer ter contato com esta pessoa no mundo, real, se for casado, está caracterizado uma nova modalidade.
E a, família destruída ou, melhor, com a separação, quem sabe?
No entanto, a minha preocupação é dimensional a estes fatores, ou seja, devemos criar leis para o melhor controle de sites de relacionamentos, de vídeos, músicas, de compras de domínio e de provedor, blogs, enfim uma filtragem não podendo ser considerado como censura, para que, possamos ter uma virtualidade mais próxima da realidade, de ter ciência de que aquelas pessoa que você está conversando existe e, se não é um criminoso.
Mas, você poderia me perguntar, no mundo real existe tudo isso, ou seja, nossos jovens transitam livremente por lugares não permitidos, criminalidade, traição e, destruição de famílias?
Sei, é verdade respondo, entretanto, perguntando a você também, será que devemos esperar que o mundo virtual chegue a um patamar de violência, como hoje está no mundo real?
Você pense e, responda.
Só não podemos ficar de braço cruzado esperando crescer para então organizar movimentos, fiscalização, etc.
Pensem nisso.
Abraços,
Jorge Guimarães
Advogado

Nenhum comentário: